23 de ago. de 2009

Webfolio: o portfolio da era digital


Antes de falarmos de webfolio, temos de relembrar o conceito de portfolio: porta-folhas, ou álbum usado geralmente por artistas para guardar seus esboços, ensaios e trabalhos mais significativos. Em uma situação de ensino-aprendizagem, o portfolio funciona como um recurso para registro organizado de projetos e trabalhos produzidos por alunos durante um período. Constam dele também os instrumentos de observação e avaliação aplicados. Assim, o portfolio proporciona uma visão geral das atividades desse aluno e demonstra o desenvolvimento de suas competências. Encarado dessa forma, o portfolio tem sido utilizado pelos educadores como um excelente instrumento de avaliação. Quando bem planejado, permite ao professor visualizar o percurso do aluno e ajustar suas intervenções; possibilita avaliar o produto e acompanhar o processo de aprendizagem. Com a chegada da Internet à escola, surgiu a versão eletrônica do portfolio: o webfolio. Ou seja, no lugar da publicação em papel, páginas publicadas na Web. Assim, o webfolio é um instrumento de avaliação que oferece condições para o aluno revelar habilidades e competências que não são facilmente observáveis através de outros meios de avaliação. Durante o trabalho de construção de seu webfolio, ele torna-se agente efetivo do seu processo de aprendizagem. Para o professor, o webfolio apresenta-se como um recurso oferecido pela tecnologia para observação de percursos em constante revisão e avaliação. Uma das maneiras mais simples de fazer essa publicação na Web é através de blogs. Outra maneira é participar de projetos colaborativos que oferecem a ferramenta para registro do percurso, como a Oficina de Criação do EducaRede. Para começar, o professor poderia criar um blog para sua disciplina ou projeto e convidar os alunos a visitarem e participarem dele. Aproveitar esse momento e mostrar o caminho das pedras para a publicação de blogs. Com certeza, cada aluno ou grupo vai querer construir o seu, e o professor contará com uma boa e agradável opção para usar a Internet como recurso pedagógico. Portanto, procuro utilizar deste espaço um webfolio dos trabalhos que eu desenvolvo, de maneira a compartilhar minhas idéias e contribuir com o trabalho pedagógico voltado a tecnologia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Webfolio: o portfolio da era digital


Antes de falarmos de webfolio, temos de relembrar o conceito de portfolio: porta-folhas, ou álbum usado geralmente por artistas para guardar seus esboços, ensaios e trabalhos mais significativos. Em uma situação de ensino-aprendizagem, o portfolio funciona como um recurso para registro organizado de projetos e trabalhos produzidos por alunos durante um período. Constam dele também os instrumentos de observação e avaliação aplicados. Assim, o portfolio proporciona uma visão geral das atividades desse aluno e demonstra o desenvolvimento de suas competências. Encarado dessa forma, o portfolio tem sido utilizado pelos educadores como um excelente instrumento de avaliação. Quando bem planejado, permite ao professor visualizar o percurso do aluno e ajustar suas intervenções; possibilita avaliar o produto e acompanhar o processo de aprendizagem. Com a chegada da Internet à escola, surgiu a versão eletrônica do portfolio: o webfolio. Ou seja, no lugar da publicação em papel, páginas publicadas na Web. Assim, o webfolio é um instrumento de avaliação que oferece condições para o aluno revelar habilidades e competências que não são facilmente observáveis através de outros meios de avaliação. Durante o trabalho de construção de seu webfolio, ele torna-se agente efetivo do seu processo de aprendizagem. Para o professor, o webfolio apresenta-se como um recurso oferecido pela tecnologia para observação de percursos em constante revisão e avaliação. Uma das maneiras mais simples de fazer essa publicação na Web é através de blogs. Outra maneira é participar de projetos colaborativos que oferecem a ferramenta para registro do percurso, como a Oficina de Criação do EducaRede. Para começar, o professor poderia criar um blog para sua disciplina ou projeto e convidar os alunos a visitarem e participarem dele. Aproveitar esse momento e mostrar o caminho das pedras para a publicação de blogs. Com certeza, cada aluno ou grupo vai querer construir o seu, e o professor contará com uma boa e agradável opção para usar a Internet como recurso pedagógico. Portanto, procuro utilizar deste espaço um webfolio dos trabalhos que eu desenvolvo, de maneira a compartilhar minhas idéias e contribuir com o trabalho pedagógico voltado a tecnologia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário