Projetos

INFORMÁTICA PARA EDUCAÇÃO INFANTIL




Iniciar informática educacional nas séries iniciais é um grande desafio.

O que falar ? O que explicar ? Que atividade aplicar ?

Conversando com alguns colegas de trabalho, há um fator que tanto assusta ao ensinar informática a I e II fase : as atividades e metodologia a ser passada.

Pensando nisto que preparei uma simples e objetiva aula para os pequeninos que adentram em nossas escolas com vivencias tecnologias, mas com pouca e/ou nenhuma pratica.

Esta aula é dividida em 3 partes :

1º PARTE > ORALIDADE

• Apresentação pessoal

Na apresentação pessoal, uso o recurso de comparação do ser humano com a máquina, como cada um tem seu nome e cada membro do nosso corpo possui alem de um nome uma função o computador pode receber algumas comparações.

• Apresentação das peças

_ COMPUTADOR= como nosso corpo todas as peças juntas formam o computador, mas vamos aprender cada parte dele.

- Teclado = Alguem sabe o nome dele ? O que existe nele? O que tem escrito em suas teclas...

_ Monitor = É nele que vemos tudo que acontece na parte gráfica do computador, como se fosse os nossos olhinhos nos ajudando a ver tudo que fazemos utilizando o computador ... (Sugestão: antes de iniciar a explicação tirar uma foto da turma e colocar para os alunos visualizarem a imagem )

_ Mouse = a origem do seu nome é inglês , o que ele se parece? Para que serve ? para usa-lo temos que colocar a mão côo se fosse fazer um carinho nele .... ele é como os nossos braços e pernas ( nos ajudando a se locomover )

_ CPU = é ele que faz o computador funcionar e executar as tarefas, é como nosso cérebro que guarda tudo que aprendemos e pensamos. Nele colocamos o cd, guardamos musicas, imagens , sons e outros .

_ Microfone= utilizamos para gravar a voz e conversamos com outra pessoa ( gravar os alunos cantando uma música e cada um falando o próprio nome).

_ Caixinha de som = reproduz todos os sons que existe no computador ( colocar para ouvirem a gravação da musica que eles próprio cantaram).

_ Scanner = Copia para dentro do computador tudo que colocamos sobre ele : “de fora para dentro “ ( pedir para que coloquem objetos e a mãozinha de alguns alunos para cópia)

_ Impressora: Passa para o papel todas as imagens que estão no computador: “ de dentro para fora” ( se possível imprimir a mesma imagem que foi scaneada )

_ Estabilizador = Ele ajuda a controlar a energia que passa para o computador ( fazer a comparação da energia com a força da água (com e sem torneira. Utilizei esta comparação e eles adoraram) .



2ª PARTE PRÁTICA

_ Orientar os alunos que o laboratório é uma ambiente diferente ( momento de acordo de regras tais como correr , comer e gritar no laboratório )

_ Distribuir uma folha de sulfite a cada aluno

_ Explicar a importância de organização da sala ( o porque cada peça tem seu lugar especifico)

_ Pedir para que desenhem a bancada para colocar as peças do computador


_ Distribuir peças ( a cada peça fazer a revisão da função de cada periférico )


_ Deixarem que montem o laboratório de informática de cada aluno.

( Esta mesma aula foi aplicada nos alunos do ensino fundamental alterando a colagem por reprodução das imagens , escrita e funções no Paint )



APRECIAÇÃO

Existe diversas maneiras de ensinar, porem descrevendo a minha prática creio que esta aula ministrada no ensino infantil deu super certo, vejo no desenrolar de outras aulas que eles captaram tudo que quis transmitir de uma maneira simples e objetiva.

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INFORMÁTICA PARA EDUCAÇÃO INFANTIL




Iniciar informática educacional nas séries iniciais é um grande desafio.

O que falar ? O que explicar ? Que atividade aplicar ?

Conversando com alguns colegas de trabalho, há um fator que tanto assusta ao ensinar informática a I e II fase : as atividades e metodologia a ser passada.

Pensando nisto que preparei uma simples e objetiva aula para os pequeninos que adentram em nossas escolas com vivencias tecnologias, mas com pouca e/ou nenhuma pratica.

Esta aula é dividida em 3 partes :

1º PARTE > ORALIDADE

• Apresentação pessoal

Na apresentação pessoal, uso o recurso de comparação do ser humano com a máquina, como cada um tem seu nome e cada membro do nosso corpo possui alem de um nome uma função o computador pode receber algumas comparações.

• Apresentação das peças

_ COMPUTADOR= como nosso corpo todas as peças juntas formam o computador, mas vamos aprender cada parte dele.

- Teclado = Alguem sabe o nome dele ? O que existe nele? O que tem escrito em suas teclas...

_ Monitor = É nele que vemos tudo que acontece na parte gráfica do computador, como se fosse os nossos olhinhos nos ajudando a ver tudo que fazemos utilizando o computador ... (Sugestão: antes de iniciar a explicação tirar uma foto da turma e colocar para os alunos visualizarem a imagem )

_ Mouse = a origem do seu nome é inglês , o que ele se parece? Para que serve ? para usa-lo temos que colocar a mão côo se fosse fazer um carinho nele .... ele é como os nossos braços e pernas ( nos ajudando a se locomover )

_ CPU = é ele que faz o computador funcionar e executar as tarefas, é como nosso cérebro que guarda tudo que aprendemos e pensamos. Nele colocamos o cd, guardamos musicas, imagens , sons e outros .

_ Microfone= utilizamos para gravar a voz e conversamos com outra pessoa ( gravar os alunos cantando uma música e cada um falando o próprio nome).

_ Caixinha de som = reproduz todos os sons que existe no computador ( colocar para ouvirem a gravação da musica que eles próprio cantaram).

_ Scanner = Copia para dentro do computador tudo que colocamos sobre ele : “de fora para dentro “ ( pedir para que coloquem objetos e a mãozinha de alguns alunos para cópia)

_ Impressora: Passa para o papel todas as imagens que estão no computador: “ de dentro para fora” ( se possível imprimir a mesma imagem que foi scaneada )

_ Estabilizador = Ele ajuda a controlar a energia que passa para o computador ( fazer a comparação da energia com a força da água (com e sem torneira. Utilizei esta comparação e eles adoraram) .



2ª PARTE PRÁTICA

_ Orientar os alunos que o laboratório é uma ambiente diferente ( momento de acordo de regras tais como correr , comer e gritar no laboratório )

_ Distribuir uma folha de sulfite a cada aluno

_ Explicar a importância de organização da sala ( o porque cada peça tem seu lugar especifico)

_ Pedir para que desenhem a bancada para colocar as peças do computador


_ Distribuir peças ( a cada peça fazer a revisão da função de cada periférico )


_ Deixarem que montem o laboratório de informática de cada aluno.

( Esta mesma aula foi aplicada nos alunos do ensino fundamental alterando a colagem por reprodução das imagens , escrita e funções no Paint )



APRECIAÇÃO

Existe diversas maneiras de ensinar, porem descrevendo a minha prática creio que esta aula ministrada no ensino infantil deu super certo, vejo no desenrolar de outras aulas que eles captaram tudo que quis transmitir de uma maneira simples e objetiva.